terça-feira, 4 de março de 2008

delapidar o SNS...

Os grandes grupos privados na área da saúde estão a optar pela contratação de administradores hospitalares com experiência no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Depois de o antigo presidente do Conselho de Administração do Hospital da Feira, Hugo Meireles, ter deixado esta unidade em Fevereiro passado para ir trabalhar para o grupo Mello-Saúde, soube-se que o ex-secretário de Estado da Saúde, José Miguel Boquinhas, foi convidado para integrar a equipa do grupo HPP (Hospitais Privados de Portugal)/Caixa Geral de Depósitos.
Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (hospitais de S. Francisco Xavier, de Egas Moniz, e de Santa Cruz), José Miguel Boquinhas disse ao Tempo Medicina que não confirmava nem desmentia o convite do HPP e remeteu mais explicações para a próxima semana. Ontem, reafirmou estas declarações ao PÚBLICO.
Criada em 1998, o HPP venceu o projecto para a construção e gestão do Hospital de Cascais em parceria público-privado (PPP), o primeiro a avançar neste modelo (os outros estão mais atrasados).
Entretanto, Hugo Meireles começou já a trabalhar como assessor do conselho de administração do grupo Mello-Saúde para acompanhar o projecto de construção do Hospital de Braga em PPP. "Já estou a trabalhar", confirmou o médico, que se reformou há dois anos apesar de ter continuado à frente do Hospital da Feira até ao mês passado.
O ex-secretário de Estado da Saúde e administrador hospitalar José Miguel Boquinhas pode trocar em breve o Serviço Nacional de Saúde pelo grupo privado Hospitais Privados de Portugal, que venceu o concurso para a construção do hospital de Cascais em PPP.

In Público, 4 de Março de 2008