quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Função Social das farmácias Vs Endividamento das famílias

Cartão de crédito nas farmácias em Março
In Público, 27 de Fevereiro de 2008

A partir de 15 de Março os clientes das farmácias que aderirem à rede Farmácias Portuguesas poderão usufruir de um cartão de crédito "com débito diferido a 90 dias", ou seja, o cliente só é obrigado a pagar o medicamento que adquiriu 90 dias depois. "É um cartão que vai melhorar a acessibilidade ao medicamento."
A informação foi ontem avançada por João Cordeiro, presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF), na apresentação da Marca Farmácias Portuguesas. O projecto pretende melhorar e uniformizar os serviços prestados pelas farmácias, incorporando-as numa rede. Das cerca de 2800 farmácias existentes no país, 1820 já aderiram e a ANF espera que até ao início do programa este número suba até às 2000.
João Cordeiro garantiu que "as farmácias que queiram pertencer à rede têm que garantir uma diferenciação na qualidade dos serviços". Aposta-se na figura do farmacêutico como conselheiro especializado, na proximidade com o cliente e nos níveis de formação pós-graduada.
Mas a maior inovação será mesmo o cartão, que surge de uma parceria com a caixa Geral de Depósitos e que, segundo João Cordeiro, terá "taxas mais baixas que os sectores tradicionais de crédito". Este cartão, que permite acumular pontos que poderão ser trocados por produtos de catálogo, tem sido criticado pelo movimento Fórum Farmacêutico, que acredita que irá conduzir a uma "venda agressiva" de fármacos.
João Cordeiro explicou que o cartão permite acumular pontos que poderão ser trocados por produtos de catálogo